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Procedimento de mobilidade interna > Direção de Serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação
24/04/2025

Abertura de procedimento de mobilidade interna para 2 Técnicos de Sistemas e Tecnologias de Informação > Entidade Orçamental



Caraterização dos postos de trabalho
Exercer as atividades inerentes à carreira especial de Técnico de Sistemas e Tecnologias de Informação, nos termos do mapa anexo ao Decreto-Lei n.º 88/2023, de 10 de outubro e referido no artigo 10.º do referido diploma legal.

Funções de natureza essencialmente executiva, de aplicação de boas práticas, métodos e processos, com base em orientações e instruções estabelecidas, de grau médio de complexidade, na área de sistemas e tecnologias de informação.
Participação em projetos de desenvolvimento, implementação ou evolução de sistemas e tecnologias de informação.
Apoio à execução de atividades de gestão, administração, monitorização, manutenção, formação e apoio à utilização de sistemas e tecnologias de informação, garantindo o seu bom funcionamento e a segurança da informação tratada e armazenada por estes.


Descritivo global das funções a exercer
Exercer as atividades inerentes à carreira especial de Técnico de Sistemas e Tecnologias de Informação, nos termos do mapa anexo ao Decreto-Lei n.º 88/2023, de 10 de outubro e referido no artigo 10.º do referido diploma legal.
Os candidatos irão desempenhar um conjunto de funções na área da Direção de Serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação, da Entidade Orçamental, nomeadamente:
a) Prestar apoio local e/ou remoto a utilizadores e equipamentos;
b) Apoiar os utilizadores na resolução de problemas com a utilização de equipamentos ou de sistemas de informação;
c) Instalação de postos de trabalho;
d) Instalação de infraestruturas;
e) Gerir e monitorizar as infraestruturas informáticas;
f) Diagnosticar e resolver problemas de hardware e software;
g) Efetuar, analisar ou encaminhar pedidos para outras equipas (internas ou externas);
h) Gestão e inventário dos equipamentos informáticos.

Habilitações literárias

Habilitação Literária: Curso Tecnológico / Profissional / Outros nível III
Descrição da Habilitação Literária: Curso de nível 4 ou superior do QNQ na área de Informática

Competências pessoais privilegiadas
Competências e aptidões comportamentais:
Bom relacionamento interpessoal;
Rigor técnico;
Capacidade de planeamento e controlo focada nos resultados a obter;
Tolerância à pressão e contrariedades

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 12 de maio de 2025 (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).



 
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Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 1.º grau de Diretor/a de Departamento de Normalização, Controlo e Contas Públicas
13/12/2024

Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 1.º grau de Diretor/a de Departamento de Normalização, Controlo e Contas Públicas


Caraterização dos postos de trabalho:
Diretor/a de Departamento de Normalização, Controlo e Contas Públicas

Descritivo global das funções a exercer:
Podem candidatar-se a este procedimento de seleção os trabalhadores dotados de competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, que reúnam, até ao final do prazo para apresentação das candidaturas, os requisitos previstos no artigo 20º da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual. 
Para além das funções inerentes ao cargo, previstas no artigo 4º da Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto, na sua redação atual, designadamente:
i.Sólida e comprovada experiência igual ou superior a 4 anos, nas áreas de normalização, controlo e contas públicas, no âmbito do processo orçamental em particular d administração central, designadamente nas que decorrem das competências atribuídas ao Departamento de Normalização, Controlo e Contas Públicas, constantes do artigo nº 4, da Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto, na sua redação atual. 
ii. Capacidade de coordenação, chefia ou direção, em particular aos níveis de: planeamento e organização; liderança, inovação e motivação de equipas; análise, sentido crítico e espírito de iniciativa; orientação para resultados; responsabilidade e compromisso com o serviço. 
iii. Bom relacionamento interpessoal e capacidade de diálogo e colaboração com entidades externas, considerando em especial as atribuições da Direção-Geral do Orçamento ao nível da prestação de serviços transversais a outras entidades da área governativa do Ministério das Finanças.

Habilitações literárias:
Licenciatura em Finanças, Gestão de Empresas

Competências pessoais privilegiadas:
​i.      Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
ii.    Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
iii.    Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
iv.      Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
v.        Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
vi.       Motivação para o exercício do cargo a prover.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas:
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 27 de dezembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).


 
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Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 2º grau > Unidade de Normalização Orçamental e Controlo
29/11/2024

Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 2.º grau de Chefe de Unidade de Normalização Orçamental e Controlo
Caraterização dos postos de trabalho:
Chefe de Unidade de Normalização Orçamental e Controlo, do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento.
 
Descritivo global das funções a exercer:
Podem candidatar-se a este procedimento de seleção os trabalhadores dotados de competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, que reúnam, até ao final do prazo para apresentação das candidaturas, os requisitos previstos no artigo 20º da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual. 
As funções inerentes ao cargo previstas no ponto nº 6.1 Despacho n.º 4162/2023, publicado no Diário da República, 2.ª série n.º 67, de 04 de abril de 2023, na sua redação atual.
Possuir competências técnicas e aptidão para o exercício do cargo a prover, designadamente:
i. Experiência sólida e comprovada, superior a 4 anos, na preparação do Orçamento do Estado, monitorização e controlo da sua execução, com foco nos instrumentos de gestão orçamental e na normalização da contabilidade orçamental, promovendo a sua correta aplicação nos processos orçamentais.
ii. Capacidade de coordenação, chefia ou direção, em particular aos níveis de: planeamento e organização; liderança, inovação e motivação de equipas; análise, sentido crítico e espírito de iniciativa; orientação para resultados; responsabilidade e compromisso com o serviço. 
iii. Bom relacionamento interpessoal e capacidade de diálogo e colaboração com entidades externas, considerando em especial as atribuições da Direção-Geral do Orçamento ao nível da prestação de serviços transversais a outras entidades da área governativa do Ministério das Finanças.​
 
Habilitações literárias:
Licenciatura em Contabilidade Pública, Contabilidade, Gestão, Finanças, Economia.
 
Competências pessoais privilegiadas:

i. Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
ii. Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
iii. Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
iv. Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
v. Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
vi. Motivação para o exercício do cargo a prover.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas:
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 12 de dezembro  (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).
 
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Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 2º grau > Unidade Estudos, Relações Institucionais e Cooperação
04/11/2024

Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 2.º grau de Chefe de Unidade de Estudos, Relações Institucionais e Cooperação

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Caraterização dos postos de trabalho
Chefe de Unidade de Estudos, Relações Institucionais e Cooperação, do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
Podem candidatar-se a este procedimento de seleção os trabalhadores dotados de competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, que reúnam, até ao final do prazo para apresentação das candidaturas, os requisitos previstos no artigo 20º da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual. 
As funções inerentes ao cargo previstas no ponto nº 8.1 Despacho n.º 4162/2023, publicado no Diário da República, 2.ª série n.º 67, de 04 de abril de 2023, na sua redação atual.
Possuir competências técnicas e aptidão para o exercício do cargo a prover, designadamente:

a) Competências profissionais relevantes
Experiência Profissional relevante ao nível de direção ou coordenação nos seguintes domínios:
i. Apoiar na definição das linhas estratégicas de revisão do modelo e processo orçamental, incluindo no contexto de processos de mudança e reforma;
ii. Elaborar estudos sobre modelos e procedimentos de controlo das contas públicas e manter uma base permanente de documentação e estudos sobre boas práticas nacionais e internacionais;
iii. Propor soluções de operacionalização da revisão do modelo e processo orçamentais, visando a redução da desfragmentação orçamental existente;
iv. Propor medidas de simplificação do processo orçamental;
v. Articular com entidades nacionais e instituições internacionais em matérias de partilha e desenvolvimento de conhecimento, competências específicas e nomenclaturas na área das finanças públicas;
vi. Assegurar o desenho e desenvolvimento do Centro de Competências para a Gestão Financeira Pública, designadamente através de atividades que promovam a partilha de conhecimento e de boas práticas de gestão financeira pública, o desenvolvimento de ações de formação, bem como iniciativas de colaboração para o desenvolvimento.

Habilitações literárias
Licenciatura, ou grau académico superior, nas áreas de Auditoria, Economia, Gestão, Contabilidade ou Finanças.

Competências pessoais privilegiadas
i. Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
ii. Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
iii. Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
iv. Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
v. Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
vi. Motivação para o exercício do cargo a prover.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 18 de novembro  (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).


 
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Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 1º grau > Departamento de Estudos da Gestão Financeira Pública
30/09/2024

​​​Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 1º grau do Departamento de Estudos de Gestão Financeira Pública.


Caraterização dos postos de trabalho
Diretor/a do Departamento de Estudos da Gestão Financeira Pública, do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer:
Para além do previsto no artigo 8º, nº 2, da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, os candidatos devem possuir as competências técnicas e a aptidão para o exercício do cargo a prover, relevando a experiência profissional no exercício de funções previstas no artigo 6º da Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, nº 152, de 8 de agosto, e, designadamente:
i. Apoiar na definição das linhas estratégicas de revisão do modelo e processo orçamental;
ii. Elaborar estudos sobre modelos e procedimentos de controlo das contas públicas e manter uma base permanente de documentação e estudos sobre boas práticas nacionais e internacionais;
iii. Propor soluções de operacionalização da revisão do modelo e processo orçamentais, visando a redução da desfragmentação orçamental existente;
iv. Propor medidas de simplificação do processo orçamental;
v. Colaborar com outras entidades na revisão de nomenclaturas utilizadas no domínio orçamental;
vi. Acompanhamento e inovação da reforma financeira pública, nomeadamente no âmbito dos trabalhos da implementação da Lei do Enquadramento Orçamental, bem como pelo desenvolvimento e coordenação da rede de partilha de informação e conhecimento.

Habilitações literárias
Licenciatura, ou grau académico superior, nas áreas da Economia, Gestão, Contabilidade ou Finanças.

Competências pessoais privilegiadas
i. Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
ii. Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
iii. Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
iv. Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
v. Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
vi. Motivação para o exercício do cargo a prover.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 11 de outubro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).



 
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Procedimento de mobilidade interna > Área de apoio Gabinete Diretor-Geral do Orçamento
16/09/2024

Abertura de procedimento de Mobilidade Interna para recrutamento de 1 Assistente Técnico > Apoio ao Gabinete do Diretor-Geral do Orçamento


Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para um  (1) posto de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições de apoio ao funcionamento do Gabinete do Diretor-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
Organização e gestão de processos administrativos/gestão documental do Gabinete do Diretor-Geral, em articulação com as áreas orgânicas da DGO | Elaboração de mensagens de e-mail e ofícios | Gestão dos contactos telefónicos e do correio eletrónico do Diretor-Geral e Direção | Controlo e marcações na agenda da Direção | Registo de atos, pendências e contactos junto do Diretor-Geral | Arquivo digital e divulgação da documentação produzida no Gabinete do Diretor-Geral | Apoio à organização e realização de reuniões. 

Habilitações literárias
12º ano (ensino secundário) 

Competências pessoais privilegiadas
Boa relação interpessoal e facilidade de trabalho em equipa e partilha de tarefas e responsabilidades | Facilidade de comunicação.

Outros requisitos valorizados 
Conhecimentos de utilização das ferramentas informáticos em Word e Excel, gestão de correio eletrónico e aptidão para novas ferramentas;
Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em equipa. 

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt​ até 30 de setembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).

 
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Procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
26/07/2024

​Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de cinco (5) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para cinco (5) postos de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
A DGO procura pessoas com experiência em alguma ou algumas das seguintes áreas: Processo orçamental e planeamento | Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental | Participação nos processos de contabilidade e prestação de contas | Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais | Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais | Reporte de informação financeira ou de execução orçamental | Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

Habilitações literárias
Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade, Controlo/Auditoria e de Ciências da Informação, sendo preferenciais, mas não exclusivas.
Admite-se ao procedimento concursal os detentores de licenciatura em outras áreas e que detenham pós-graduação ou outro grau académico nas seguintes áreas: gestão financeira; gestão orçamental; contabilidade; controlo de gestão; contratação pública; finanças públicas; área de análise económica; análise de indicações financeiros; orçamento europeu; gestão ou controlo de fundos europeus; auditoria/inspeção; gestão de dados; gestão de informação e similares. 

Competências pessoais privilegiadas
Capacidade de planeamento, organização e gestão de prioridades | Capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Capacidade de autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício das funções.

Outros requisitos
Utilizador frequente de bases de dados e de Excel; 
Formação valorizada: na área financeira ou similares | Conhecimentos de inglês | Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial;
Outros — Valorizam-se: Capacidades de orientação para resultados | Análise da informação e sentido crítico | Conhecimentos especializados e experiência | Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em equipa. 

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser formalizada mediante preenchimento de formulário próprio de candidatura, disponibilizado na página de entrada da área de procedimentos concursais do sítio Internet da DGO, e complementada com a documentação exigida, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD).
Deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt​ até 9 de agosto (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).


 
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Procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
21/05/2024

Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de cinco (5) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para cinco (5) postos de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
A DGO procura pessoas com experiência em alguma ou algumas das seguintes áreas: Processo orçamental e planeamento | Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental | Participação nos processos de contabilidade e prestação de contas | Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais | Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais | Reporte de informação financeira ou de execução orçamental | Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

Habilitações literárias
Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade, Controlo/Auditoria.
Admite-se ao procedimento concursal os detentores de licenciatura em outras áreas e que detenham pós-graduação ou outro grau académico nas seguintes áreas: gestão financeira; gestão orçamental; contabilidade; controlo de gestão; contratação pública; finanças públicas; área de análise económica; análise de indicações financeiros; orçamento europeu; gestão ou controlo de fundos europeus; auditoria/inspeção; gestão de dados; gestão de informação e similares. 

Competências pessoais privilegiadas
Capacidade de planeamento, organização e gestão de prioridades | Capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Capacidade de autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício das funções.

Outros requisitos
Utilizador frequente de bases de dados e de Excel; 
Formação valorizada: na área financeira ou similares | Conhecimentos de inglês | Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial;
Outros — Valorizam-se: Capacidades de orientação para resultados | Análise da informação e sentido crítico | Conhecimentos especializados e experiência | Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em equipa. 

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser formalizadas mediante preenchimento de formulário próprio de candidatura, disponibilizado na página de entrada da área de procedimentos concursais do sítio Internet da DGO, e complementada com a documentação exigida, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD).
Deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 4 de junho (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).

 
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Procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
09/02/2024

Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de cinco (5) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento de mobilidade interna na Administração Pública para recrutamento de cinco (5) Técnicos Superiores, destinado a candidatos com prévio vínculo de emprego público, para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.
 
Descritivo global das funções a exercer
Exercício de funções relacionadas com as distintas áreas de atribuições da Direção-Geral do Orçamento, tal como definidas na Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto («fixa a estrutura nuclear da Direção-Geral do Orçamento»).
 
Habilitações literárias
Licenciatura ou grau superior.  As áreas de Economia, Gestão (incluindo gestão informática ou tecnológica ou de inovação), Finanças ou Contabilidade serão consideradas preferenciais, mas não exclusivas.
 
Formação e conhecimentos privilegiados
Utilização frequentes de Excel e bases de dados | Formação complementar na área financeira ou similar | Conhecimentos de inglês | Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial.

Competências pessoais privilegiadas
Orientação para resultados | Capacidade de análise da informação e sentido crítico | Sentido de responsabilidade e de compromisso | Capacidade de trabalho em equipa. 
 
Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser formalizadas mediante preenchimento de formulário próprio de candidatura, disponibilizado na página de entrada da área de procedimentos concursais do sítio Internet da DGO, e complementada com a documentação exigida, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD).
A candidatura deverá ser remetida até 26 de fevereiro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público):
- por correio eletrónico, para o endereço recrutamento@dgo.gov.pt​;
- ou enviada através de correio registado, com aviso de receção, para Direção-Geral do Orçamento, Rua da Alfândega, nº 5, 2º, 1149-004 Lisboa


 
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Procedimento de mobilidade interna > Área de apoio Gabinete Diretor-Geral do Orçamento
06/02/2024

Abertura de procedimento de Mobilidade Interna para recrutamento de 1 Assistente Técnico > Apoio ao Gabinete do Diretor-Geral do Orçamento


Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento de mobilidade interna na Administração Pública, para um (1) assistente técnico para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições de apoio ao funcionamento do Gabinete do Diretor-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
Organização e gestão de processos administrativos/gestão documental do Gabinete do Diretor-Geral, em articulação com as áreas orgânicas da DGO | Elaboração de mensagens de e-mail e ofícios | Gestão dos contactos telefónicos e do correio eletrónico do Diretor-Geral e Direção | Controlo e marcações na agenda da Direção | Registo de atos, pendências e contactos junto do Diretor-Geral | Arquivo digital e divulgação da documentação produzida no Gabinete do Diretor-Geral | Apoio à organização e realização de reuniões. 

Habilitações literárias
12º ano (ensino secundário) 

Competências pessoais privilegiadas
Responsabilidade e compromisso com o serviço | Proatividade e dinamismo | Orientação para resultados e prazos | Facilidade de comunicação | Bom relacionamento interpessoal | Capacidade de trabalho em equipa.

Outros requisitos valorizados 
Conhecimentos, na ótica do utilizador, de ferramentas informáticas Microsoft Office, designadamente Word, Excel; gestão de correio eletrónico; conhecimentos de outras plataformas e soluções informáticas e de apresentação;
Boa relação interpessoal e facilidade de trabalho em equipa e partilha de tarefas e responsabilidades;
Disponibilidade para se desenvolver e aprender novas vertentes;
Diligência e iniciativa;
Conhecimentos de línguas;
Algum conhecimento de relações públicas e protocolo.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser remetida até 21 de fevereiro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público), exclusivamente em formato digital, para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt.

 
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Procedimento concursal comum para sete Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
29/11/2023

Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de sete (7) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal comum para recrutamento de sete (7) técnicos superiores, destinado a candidatos com prévio vínculo de emprego público, para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.
 
Descritivo global das funções a exercer
Exercício de funções relacionadas com as distintas áreas de atribuições da Direção-Geral do Orçamento, tal como definidas na Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto («fixa a estrutura nuclear da Direção-Geral do Orçamento»).
 
Habilitações literárias
Licenciatura ou grau superior.  As áreas de Economia, Gestão (incluindo gestão informática ou tecnológica ou de inovação), Finanças ou Contabilidade serão consideradas preferenciais, mas não exclusivas.
 
Competências pessoais privilegiadas
Orientação para resultados | Inovação e qualidade | Trabalho de equipa e cooperação | Tolerância à pressão e contrariedades | Capacidade de expressão escrita e oral 
 
Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser formalizadas mediante preenchimento de formulário próprio de candidatura, disponível infra, e complementada com a documentação exigida, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD).
A candidatura deverá ser remetida até 15 de dezembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público):
- por correio eletrónico, para o endereço cdd@dgo.gov.pt;
- ou enviada através de correio registado, com aviso de receção, para Direção-Geral do Orçamento, Rua da Alfândega, nº 5, 2º, 1149-004 Lisboa​

 
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Acesso ao Despacho em Diário da República (extrato) n.º 12068/2023 »»»
Ata n.º 1 »»»
Ata n.º 2 »»»
Ata n.º 3 »»»
Ata n.º 4 »»»
Ata n.º 5 »»»
Ata n.º 6 »»»
Ata n.º 7 - Homologação final »»»
 

Procedimento mobilidade interna > Áreas gestão documental, arquivo e acervo bibliográfico
23/11/2023

Abertura de procedimento de Mobilidade Interna para recrutamento de 1 Assistente Técnico > Direção-Geral do Orçamento
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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para um (1) assistente técnico para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições do Gabinete de Documentação, Comunicação e Conhecimento, em concreto do Centro de Documentação e Digitalização (CDD).

Descritivo global das funções a exercer
Processamento e encaminhamento de comunicações e documentação via sistema de gestão documental interno | Propostas de automatização e processualização de procedimentos no âmbito da gestão documental |Tratamento de correspondência proveniente de Gabinetes Ministeriais | Gestão do sistema de classificação bibliográfica interna | Contributos para a constituição de acervos bibliográficos centrais na DGO | Apoio à gestão do arquivo e massas documentais da DGO |  Contributos para os planos e relatórios de atividades | Elaboração de reportes regulares sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da respetiva área de competências.

Habilitações literárias
12º ano (ensino secundário) 

Competências pessoais privilegiadas
Responsabilidade e compromisso com o serviço | Proatividade e dinamismo |Orientação para resultados e prazos | Facilidade de comunicação | Bom relacionamento interpessoal | Capacidade de trabalho em equipa.

Outros requisitos valorizados 
Experiência na utilização e gestão de sistemas de gestão documental; 
Experiência e conhecimento no domínio da gestão de arquivo e massas documentais; 
Experiência na gestão, catalogação e classificação de acervos bibliográficos; 
Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador; 
Conhecimentos de inglês (nível B); 
Formação profissional ou académica na área da gestão documental, bibliográfica e de arquivo.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser remetida até 7 de dezembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público), exclusivamente em formato digital, para o endereço eletrónico cdd@dgo.gov.pt .


 
Acesso à oferta BEP »»»
Ata n.º 1 »»»
Ata n.º 2 »»»
Ata n.º 3 »»»
Ata n.º 4 »»»
 

Procedimento de mobilidade interna > Área Orçamental e Finanças Públicas
02/10/2023

​​Abertura de procedimento de Mobilidade Interna para recrutamento de 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para cinco (5) técnicos superiores para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
Processo de planeamento orçamental e planeamento | Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental | Participação dos processos de contabilidade e prestação de contas | Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais | Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais | Reporte de informação financeira ou de execução orçamental | Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

Habilitações literárias
Licenciatura em Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade.

Competências pessoais privilegiadas
Evidenciar uma postura proativa de autodesenvolvimento e aprendizagem continua e permanente tanto a nível pessoal, como no seu papel profissional. 
Valorizam-se: capacidades de orientação para resultados | análise da informação e sentido crítico | conhecimentos especializados e experiência | responsabilidade e compromisso com o serviço | capacidade de trabalho em equipa.

Outros requisitos 
Base de dados e de Excel;
Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial
Conhecimentos de inglês falado e escrito.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser remetida até 17 de outubro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público), exclusivamente em formato digital, para o endereço eletrónico cdd@dgo.gov.pt.


 
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Procedimento de mobilidade interna > Área de Estudos da Gestão Financeira Pública
20/09/2023

​​Abertura de procedimento de mobilidade interna para recrutamento de 2 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento de mobilidade interna para recrutamento de dois (2) técnicos superiores, destinado a candidatos com prévio vínculo de emprego público, para exercer funções no Departamento de Estudos da Gestão Financeira Pública.

Descritivo global das funções a exercer
Apoio na definição das linhas estratégicas de revisão do modelo e processo orçamental | Capacidade de análise e síntese para organização de informação e dados | Elaboração de estudos sobre modelos e procedimentos de controlo das contas públicas | Gestão e  manutenção de base permanente de documentação e estudos sobre boas práticas nacionais e internacionais | Colaborar no acompanhamento da reforma financeira pública | Colaborar no desenvolvimento do Centro de Competências para a Gestão Financeira Pública.

Habilitações literárias
Licenciatura em Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade ou Gestão de Informação, dando-se preferência a mestrado como habilitação.

Experiência profissional valorizada
Gestão financeira e orçamental > processo orçamental, desde a sua preparação, à prestação de contas;
Contabilidade patrimonial > aplicação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP);
Elaboração de estudos/análises no domínio do controlo das contas públicas;
Acompanhamento de projetos, com domínio de ferramentas e técnicas de gestão de projetos;
Atividades no domínio da formação.

Competências pessoais privilegiadas
Planeamento, organização e gestão de prioridades | Bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício de funções.

Outros requisitos 
Conhecimentos de nível avançado em Excel, Access e ferramentas de tratamento de informação e de gestão de projetos;
Conhecimentos de inglês falado e escrito.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser remetida até 4 de outubro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público), por correio eletrónico, para o endereço cdd@dgo.gov.pt​
 
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Procedimento concursal comum > Área jurídica
14/09/2023

Abertura de procedim​ento concursal comum para recrutamento de três (3) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal comum para recrutamento de três (3) técnicos superiores, destinado a candidatos com prévio vínculo de emprego público, para exercício de funções inerentes à carreira geral e categoria de técnico superior, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, na área jurídica, no Departamento de Gestão de Recursos Financeiros e Patrimoniais — Unidade de Gestão de Pessoas (1 posto de trabalho) e no Departamento de Consultadoria Jurídica e Orçamental (2 postos de trabalho).

Descritivo global das funções a exercer
Exercício de funções inerentes à carreira geral e categoria de técnico superior, na área temática referenciada.

Habilitações literárias
Licenciatura em Direito.

Experiência profissional valorizada
- Unidade de Gestão de Pessoas: Direito administrativo e procedimento administrativo | Direito laboral na Administração Pública | Recrutamento de pessoal e avaliação de desempenho | Medicina no trabalho e acidentes de trabalho;
- Departamento de Consultadoria Jurídica e Orçamental: Direito administrativo e procedimento administrativo | Direito financeiro, na vertente do Orçamento, no âmbito das atribuições e competências da DGO | Regras de legística para análise de projetos legislativos.

Competências pessoais privilegiadas
Orientação para resultados | Inovação e qualidade | Trabalho de equipa e cooperação | Tolerância à pressão e contrariedades.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser formalizada mediante preenchimento de formulário próprio, disponível infra, e complementada com a documentação referenciada na Oferta, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD),
A candidatura deverá ser remetida até 28 de setembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público:

- por correio eletrónico, para o endereço cdd@dgo.gov.pt, indicando no campo «assunto» o código da oferta BEP;
- ou enviada através de correio registado, com aviso de receção, para Direção-Geral do Orçamento, Rua da Alfândega, nº 5, 2º, 1149-004 Lisboa.

Acesso à oferta BEP »»»​
 
Acesso ao Aviso em Diário da República (extrato) n.º 17660/2023 »»»
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Anexo II Ata 3 projeto de admissão e exclusão »»»
Anexo I Ata 5 Lista Admitidos
Anexo II Ata 5 Lista Excluídos
Anexo I Ata 6 Resultados da Prova de Conhecimentos
Anexo I Ata 7 Resultados da Entrevista de Avaliação de Competências
Anexo I Ata 8 Lista de Ordenação Final
Anexo II Ata 8 Lista Final de Excluídos
Despacho homologação concurso
 

Procedimento concursal comum > Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas
14/09/2023

Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de um (1) Técnico Superior > Direção-Geral do Orçamento

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal comum para recrutamento de um (1) técnico superior, destinado a candidatos com prévio vínculo de emprego público, para exercer funções no Gabinete de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas.

Descritivo global das funções a exercer
Desenhar e apoiar na implementação de políticas internas de gestão de pessoas | Assegurar áreas como a motivação e a valorização das pessoas | Promover políticas internas e medidas que visem a conciliação do trabalho com a vida familiar e a gestão do contexto psicossocial | Apoiar na estratégia e desenvolvimento de políticas organizacionais | Assegurar e desenvolver o processo de avaliação do desempenho das pessoas.

Habilitações literárias
Licenciatura, ou grau académico superior. As áreas das Ciências Sociais e do Comportamento, Ciências Empresariais, Direito ou Humanidades serão consideradas preferenciais, mas não exclusivas.

Competências pessoais privilegiadas
Orientação para resultados | Inovação e qualidade | Trabalho de equipa e cooperação | Tolerância à pressão e contrariedades | Capacidade de expressão escrita e oral.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser formalizadas mediante preenchimento de formulário próprio de candidatura, disponível infra, e complementada com a documentação
exigida, incluindo «Declaração de consentimento​» (RGPD), 
A candidatura deverá ser remetida até 28 de setembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público):

         - por correio eletrónico, para o endereço cdd@dgo.gov.pt;
        - ​ou enviada através de correio registado, com aviso de receção, para Direção-Geral do Orçamento,                   Rua da Alfândega, nº 5, 2º, 1149-004 Lisboa.



 
Acesso ao Aviso em Diário da República (extrato) n.º 17659/2023 »»»
Ata n.º 1 »»»
Ata n.º 2 »»»
Ata n.º 3 »»»
Ata n.º 4 »»»
Ata n.º 5 »»»
Ata n.º 6 »»»
Ata n.º 7 »»»
Ata n.º 8 »»»
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Procedimento de mobilidade interna > Planeamento, Controlo Interno e Qualidade
08/09/2023

Abertura de procedimento de mobilidade interna para 2 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para dois (2) postos de trabalho para o exercício de funções no Gabinete de Planeamento, Controlo Interno e Qualidade.

Descritivo global das funções a exercer
Experiência em alguma ou algumas das seguintes áreas: Relação institucional com o Tribunal de Contas e Inspeção Geral de Finanças | Identificação de necessidades de normalização e implementação de processos | Desenvolvimento de sistemas de controlo interno em matéria de eficiência e eficácia das operações, conjuntamente a gestão de processos, integridade da informação financeira e operacional | auditoria e interligação com outros organismos;

Habilitações literárias
Licenciatura ou outros graus académicos e, pelo menos, uma das seguintes áreas: Gestão, finanças, contabilidade e áreas afins | Direito | Sociologia | Gestão de Informação.

Competências pessoais privilegiadas
Planeamento, organização e gestão de prioridades | Autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço.

Outros requisitos
Conhecimentos de: MS Office | Sistemas de gestão documental.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico cdd@dgo.gov.pt​ até 22 de setembro (dez  dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).

 
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Procedimento de mobilidade interna > Gestão Financeira e Orçamental
08/09/2023

Abertura de procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para cinco (5) postos de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
Experiência em alguma ou algumas das seguintes áreas: Processo de planeamento orçamental | Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental | Processos de contabilidade e prestação de contas | Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais | Gestão dos recursos financeiros e patrimoniais | Reporte de informação financeira ou de execução orçamental | Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

Habilitações literárias
Licenciatura ou outros graus académicos em, pelo menos, uma das seguintes áreas: Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade.

Outros requisitos
Utilizador frequente de bases de dados e de Excel
Formação e conhecimentos valorizados: Área financeira ou similares | Conhecimentos de inglês | Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial;
Competências complementares valorizadas: Orientação para resultados | Análise da informação e sentido crítico | Conhecimentos especializados e experiência | Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em equipa. 

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico cdd@dgo.gov.pt​  até 22 de setembro (dez  dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).​

 
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Procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores
17/05/2023

Abertura de procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para cinco (5) postos de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
A DGO procura pessoas com experiência em alguma ou algumas das seguintes áreas: Processo de planeamento orçamental e planeamento | Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental | Participação nos processos de contabilidade e prestação de contas | Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais | Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais | Reporte de informação financeira ou de execução orçamental | Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

Habilitações literárias
Licenciatura ou outros graus académicos nas seguintes áreas: Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade.

Competências pessoais privilegiadas
Capacidade de planeamento, organização e gestão de prioridades | Capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Capacidade de autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício das funções.

Outros requisitos
Utilizador frequente de bases de dados e de Excel; 
Formação valorizada: na área financeira ou similares | Conhecimentos de inglês | Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial;
Outros — Valorizam-se: Capacidades de orientação para resultados | Análise da informação e sentido crítico | Conhecimentos especializados e experiência | Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em equipa. 

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico cdd@dgo.gov.pt até 30 de maio (dez  dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).



 
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Procedimento de mobilidade interna para 1 Técnico Superior
19/12/2022

Abertura de procedimento de mobilidade interna para Técnico Superior > Direção-Geral do Orçamento

Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para um (1) posto de trabalho para o exercício de funções no âmbito dos recursos humanos da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
A DGO procura recrutar para o exercício de funções diversas na área dos recursos humanos, nomeadamente: elaboração de pareceres jurídicos na área administrativa e laboral | processos SIADAP | recrutamento | balanço social | SIOE | mapas de gestão de pessoal.

Habilitações literárias
Licenciatura ou outros graus académicos nas seguintes áreas: Direito | Gestão de Recursos Humanos.

Competências pessoais privilegiadas
Planeamento, organização e gestão de prioridades | Bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício de funções.

Outros requisitos valorizados
Utilizador frequente de base de dados e de Excel;
Formação na área dos recursos humanos; 
Orientação para resultados | Análise da informação e sentido crítico | Conhecimentos especializados e experiência | Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em
equipa. 

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico cdd@dgo.gov.pt até 2 de janeiro (dez  dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).


 
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Procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores
12/12/2022

Abertura de procedimento de mobilidade interna para Técnico Superior > Direção-Geral do Orçamento

Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para cinco (5) postos de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
A DGO procura pessoas com experiência em alguma ou algumas das seguintes áreas: Processo de planeamento orçamental e planeamento | Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental | Participação nos processos de contabilidade e prestação de contas | Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais | Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais | Reporte de informação financeira ou de execução orçamental | Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

Habilitações literárias
Licenciatura ou outros graus académicos nas seguintes áreas: Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade.

Competências pessoais privilegiadas
Capacidade de planeamento, organização e gestão de prioridades | Capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Capacidade de autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício das funções.

Outros requisitos
Utilizador frequente de bases de dados e de Excel; 
Formação valorizada: na área financeira ou similares | Conhecimentos de inglês | Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial;
Outros — Valorizam-se: Capacidades de orientação para resultados | Análise da informação e sentido crítico | Conhecimentos especializados e experiência | Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em equipa. 

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico cdd@dgo.gov.pt até 26 de dezembro (dez  dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).​

 
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Procedimento concursal externo para contratação de 6 técnicos superiores (projetos PRR)
11/11/2022

​Abertura de procedimento concursal externo para a contratação de seis (6) técnicos superiores (projetos PRR)

Caraterização dos postos de trabalho:
Procedimento concursal para a contratação de seis trabalhadores para a carreira e categoria de técnico superior na Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
Ao posto de trabalho a ocupar corresponde o exercício de funções com o grau de complexidade 3, em conformidade com o conteúdo funcional da carreira de técnico superior, conforme definido nos artigos 86º e seguintes da Lei Geral do Trabalho em Funções Pú​blicas, no âmbito da execução dos projetos PRR que contam com a participação da DGO, na componente relativa a Qualidade e Sustentabilidade das Finanças Públicas (componente 17).

Habilitações literárias
Economia | Gestão ( incluindo gestão informática ou tecnológica ou de inovação) | Finanças | Contabilidade.

Competências profissionais valorizadas (em alguma ou algumas das seguintes áreas)
> Gestão financeira e orçamental, nomeadamente quanto ao processo orçamental, desde a preparação à prestação de contas;
> Aplicação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), nomeadamente o subsistema da contabilidade orçamental e o subsistema da contabilidade financeira;
> Utilização de sistemas de Informação, ferramentas e técnicas de Gestão de Projetos;
> Utilização de ferramentas de desenho de processos.

Competências pessoais privilegiadas
Capacidades de organização | orientação para os resultados | análise da informação e sentido crítico | flexibilidade | responsabilidade | compromisso com o serviço e capacidade de trabalho em equipa | atitude positiva e proactiva | capacidade para lidar com a pressão e contrariedades.

Outros requisitos
> Conhecimentos de nível avançado em Excel, Access e ferramentas de tratamento de informação e de gestão de projetos;
> Experiência profissional na execução da contabilidade digráfica, preferencialmente em SNC-AP (subsistemas da contabilidade orçamental e/ou da contabilidade financeira);
> Experiência profissional na utilização de sistemas de informação contabilística preferencialmente suportados pelo SNC-AP ou desenvolvimento de sistemas centrais de informação contabilística em digrafia;
> Conhecimentos de inglês falado e escrito.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas
O prazo para a apresentação da candidatura é de dez (10) dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP), decorrendo até 24 de novembro.
As candidaturas são formalizadas exclusivamente mediante o preenchimento de formulário próprio de candidatura disponível na BEP, em (www.bep.gov.pt), através do menu Ofertas PRR.​



 
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Aviso (extrato) nº 21302/2022, de 10 de novembro »»»
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Procedimento de mobilidade interna para 3 Técnicos Superiores > GEPO / GPCI
21/10/2022

Abertura de procedimento de mobilidade interna para 3 Técnicos Superiores > Gabinete de Estudos do Processo Orçamental / Gabinete de Planeamento e Controlo Interno

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para três (3) postos de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições do Gabinete de Estudos do Processo Orçamental ou do Gabinete de Planeamento e Controlo Interno da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
Apoio na definição das linhas estratégicas de revisão do modelo e processo orçamental |Análise e síntese para organização de informação e dados para alimentação de repositório central | Elaboração de estudos sobre modelos e procedimentos de controlo das contas públicas e manutenção de base permanente de documentação e estudos sobre boas práticas nacionais e internacionais | Colaboração no acompanhamento da reforma financeira pública, nomeadamente no âmbito dos projetos de implementação da Lei de Enquadramento Orçamental | Elaboração de relatórios de gestão | Elaboração de manuais de procedimentos | Gestão de processos.

Habilitações literárias
Licenciatura ou outros graus académicos nas seguintes áreas: Economia | Gestão | Engenharia | Finanças | Contabilidade | Gestão de Informação.

Competências profissionais valorizadas (em alguma ou algumas das seguintes áreas) 
Gestão financeira e orçamental, nomeadamente quanto ao processo orçamental, da preparação à prestação de contas |Contabilidade patrimonial, nomeadamente aplicação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas | Elaboração de estudos (boas práticas e levantamento de processos) relacionados com controlo de contas públicas | Acompanhamento de projetos, com domínio de ferramentas e técnicas de gestão de projetos | Elaboração de instrumentos de gestão (plano de atividades, relatório de atividades, QUAR, outros) | Elaboração de manuais de procedimentos | Identificação de necessidades de normalização e implementação de processos | Desenvolvimento de sistemas de controlo interno em matéria de eficiência e eficácia das operações e processos e integridade da informação financeira e operacional | Auditoria e interligação com outros organismos.

Competências pessoais privilegiadas
Capacidade de planeamento, organização e gestão de prioridades | Capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Capacidade de autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício de funções.

Outros requisitos
Conhecimentos de nível avançado em Excel, Access e ferramentas de tratamento de informação e de gestão de projetos | Conhecimentos de análise de dados ao nível do utilizador | Conhecimentos de inglês falado e escrito. 

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico cdd@dgo.gov.pt até 7 de novembro (dez  dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).


 
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Procedimento de mobilidade interna para 1 Técnico Superior - área de comunicação
06/10/2022

Abertura de procedimento de mobilidade interna para Técnico Superior > área de comunicação

Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, trabalhador na categoria de técnico superior para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Equipa Multidisciplinar para a Gestão de Documentação, Conteúdos e Comunicação.

Habilitações literárias
Licenciatura ou outros graus académicos nas áreas da comunicação, marketing ou outras relacionadas

Competências profissionais relevantes
Gestão de publicações em Internet, Intranet e outros canais | Redação, edição e gestão de conteúdos para distintos suportes e canais | Conhecimentos de gestão documental e de política de arquivo | Organização de interações e eventos internos e externos | Conhecimentos de relações públicas e protocolo | Utilização avançada dos programas Word, Powerpoint e outros Microsoft Office.

Outros conhecimentos valorizados
Familiaridade com a área das Finanças Públicas e o ciclo orçamental | Design gráfico e/ou webdesign.

Competências pessoais e humanas
Proatividade e dinamismo | Orientação para resultados e prazos | Facilidade de comunicação | Bom relacionamento interpessoal | Capacidade de trabalho em equipa | Resistência à pressão e contrariedades.

Prazo para apresentação das candidaturas 
O prazo para a apresentação da candidatura até 19 de outubro (dez  dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).​

 
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Procedimento externo para contratação de 2 especialistas de informática (projetos PRR)
12/09/2022

Procedimento concursal externo para contratação de 2 especialistas de informática (projetos PRR)​ ​

 [Estamos a recrutar! Ampliar imagem]
RETIFICAÇÃO: Na oferta BEP OE202209/0334, de 12 de setembro, foi detetado um lapso, pelo que a mesma foi terminada e substituída pela oferta BEP OE202209/0369, de 13 de setembro. O prazo para receção de candidaturas termina agora a 27 de setembro. As candidaturas já apresentadas deverão ser submetidas na oferta BEP OE202209/0369, de 13 de setembro.

Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para a contratação, a título excecional, de 2 (dois) trabalhadores, para exercício de funções inerentes à carreira e categoria de especialista de informática, grau 1, nível 2, na modalidade de contrato de trabalho a termo resolutivo incerto, na Direção-Geral do Orçamento, no âmbito da execução dos projetos abrangidos pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que contam com a participação da DGO, na componente (17), relativa a Qualidade e Sustentabilidade das Finanças Públicas.

Requisitos específicos
São consideradas preferenciais as habilitações nas áreas de Engenharia Informática, Sistemas e Tecnologias de Informação, Informática de Gestão, Gestão da Informação ou similares.
Será valorizada a experiência nos seguintes domínios: desenho e arquitetura de sistemas; desenho e monitorização de sistemas e indicadores de controlo de gestão ou desempenho financeiro; desenho e revisão de processos, testes e avaliação de protótipos.

Plataforma do procedimento
O procedimento decorre na Bolsa de Emprego Público (BEP), enquanto plataforma dedicada aos procedimentos concursais PRR, com acesso através do endereço www.bep.gov.pt. As notificações são efetuadas através do correio eletrónico indicado na candidatura, com recibo de entrega de notificação, conforme estabelecido no artigo 4º da Portaria nº 161-A/2021, de 26 de julho.

Formalização e entrega das candidaturas
As candidaturas são formalizadas exclusivamente mediante o preenchimento de formulário próprio de candidatura disponível na Bolsa de Emprego Público, em www.bep.gov.pt, através do menu Ofertas PRR.​

Prazo para apresentação das candidaturas 
O prazo para a apresentação da candidatura é de dez (10) dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP).
O prazo de candidatura decorre até 27/09/2022.


 
Acesso à oferta BEP »»»
Aviso (extrato) nº 17665/2022, de 12 de setembro »»»
Ata n.º 1 »»»
Ata n.º 2 »»»
Ata n.º 3 »»»
Ata n.º 4 »»»
Ata n.º 5 »»»
Lista final homologada »»»
 

Procedimento de Mobilidade Interna para 5 Técnicos Superiores
24/08/2022

​Abertura de Procedimento de mobilidade interna para 5 técnicos Superiores

Caracterização do Posto de trabalho:
- A DGO procura recrutar tendo em conta as várias vertentes da atuação da DGO e atribuições das suas várias áreas - ver em Nota (dgo.gov.pt);

- Após a seleção, o candidato ingressado poderá sinalizar as suas áreas de interesse a avaliar em face das necessidades das equipas da DGO; terá acesso a documentação própria e à receção e apresentação da instituição; podendo desde logo aceder à formação disponível e a todo o acervo de conhecimento na área Orçamental e das Finanças Públicas; terá acompanhamento direto na sua integração nas funções; terá acesso a participar das iniciativas internas colaborativas e reconhecimento de pessoas; poderá aceder a oportunidades compatíveis com as suas competências técnicas, postura perante as suas responsabilidades e capacidade de trabalho e com os outros.

- A DGO procura pessoas com experiências em alguma ou algumas das seguintes áreas:
   > Processo de planeamento orçamental e planeamento;
   > Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental;
   > Participação dos processos de contabilidade e prestação de contas; analise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais;
   > Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais;
   > Reporte de informação financeira ou de execução orçamental;
   > Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal;

- A DGO procura candidatos que se comprometam com a instituição e com a sua missão e valores, devendo os mesmos, no seu percurso e em face do investimento que a DGO proporciona, refletir sobre a sua permanência por um período condizente com o acolhimento acima referido.​

 
Anúncio nº OE202208/0644 da BEP »»» [PDF]
 

Procedimento de Mobilidade Interna para 5 Técnicos Superiores
14/06/2022

Abertura de Procedimento de mobilidade interna para 5 técnicos Superiores

Caracterização do Posto de trabalho:
- A DGO procura recrutar tendo em conta as várias vertentes da atuação da DGO previstas na Portaria n.º 432-C/2012, de 31 de dezembro e atribuições das suas várias áreas.

- Após a seleção, o candidato ingressado poderá sinalizar as suas áreas de interesse a avaliar em face das necessidades das equipas da DGO; terá acesso a documentação própria e à receção e apresentação da instituição; podendo desde logo aceder à formação disponível e a todo o acervo de conhecimento na área Orçamental e das Finanças Públicas; terá acompanhamento direto na sua integração nas funções; terá acesso a participar das iniciativas internas colaborativas e reconhecimento de pessoas; poderá aceder a oportunidades compatíveis com as suas competências técnicas, postura perante as suas responsabilidades e capacidade de trabalho e com os outros.

- A DGO procura pessoas com experiências em alguma ou algumas das seguintes áreas:
   > Processo de planeamento orçamental e planeamento;
   > Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental;
   > Participação dos processos de contabilidade e prestação de contas; analise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais;
   > Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais;
   > Reporte de informação financeira ou de execução orçamental;
   > Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal;

- A DGO procura candidatos que se comprometam com a instituição e com a sua missão e valores, devendo os mesmos, no seu percurso e em face do investimento que a DGO proporciona, refletir sobre a sua permanência por um período condizente com o acolhimento acima referido.

 
Anúncio nº OE202206/0489 da BEP »»» [PDF]
 

Procedimento de Mobilidade Interna para 1 Assistente Técnico
23/05/2022

​​​Abertura de procedimento de mobilidade interna para  1 Assistente Técnico

Caracterização do po​sto de trabalho:
- A DGO procura recrutar tendo em conta as várias vertentes da atuação da DGO previstas na Portaria n.º 432-C/2012, de 31 de dezembro e atribuições das suas várias áreas;
- Após a seleção, o candidato ingressado poderá sinalizar as suas áreas de interesse a avaliar em face das necessidades das e​quipas da DGO; terá acesso a documentação própria e à receção e apresentação da instituição; podendo desde logo aceder à formação disponível e a todo o acervo de conhecimento na área Orçamental e das Finanças Públicas; terá acompanhamento direto na sua integração nas funções; terá acesso a participar das iniciativas internas colaborativas e reconhecimento de pessoas; poderá aceder a oportunidades compatíveis com as suas competê​ncias técnicas, postura perante as suas responsabilidades e capacidade de trabalho e com os outros;
- A DGO procura pessoas com experiências em alguma ou algumas das seguintes áreas: Gestão patrimonial, contratação pública e serviços administrativos;
- A DGO procura candidatos que se comprometam com a instituição e com a sua missão e valores, devendo os mesmos, no seu percurso e em face do investimento que a DGO proporciona, refletir sobre a sua permanência por um período condizente com o acolhimento acima referido.

 
Anúncio nº OE202205/0740 da BEP »»» [PDF]
 

Procedimento de Mobilidade Interna para 1 Técnico de Informática
23/05/2022

Abertura de Procedimento de Mobilidade Interna para 1 Técnico de Informática

Caracterização do Posto de Trabalho:
O candidato irá desempenhar um conjunto de funções na área da Direção de Serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação, da Direção-Geral do Orçamento.

​Outros Requisitos: 
  Competências e aptidões comportamentais:
   - Bom relacionamento interpessoal;
   - Rigor técnico;
   - Capacidade de planeamento e controlo focada nos resultados a obter;
   - Tolerância à pressão e contrariedades.

  Conhecimentos e experiência técnica:
   - Conhecimento e experiência em sistemas operativos Windows e processos de instalação (preferencialmente em computadores pessoais e valoriza-se conhecimento em servidores;
   - Conhecimento e experiência nas vertentes de gestão de desktops, portáteis, impressoras, software, documentos Office, gestão de partilhas de rede, certificados e assinaturas digitais;
   - Conhecimento em sistemas de gestão e suporte ao utilizador (helpdesk);
   - Conhecimento e experiência na vertente de infraestrutura de servidores, como sistemas de backup, monitorização de equipamentos, sistemas de virtualização, etc.

 
Anúncio n.º OE202205/0738 da BEP »»» [PDF]
 

Procedimento de Mobilidade Interna para 5 Técnicos Superiores
07/03/2022

Abertura de procedimento de mobilidade interna para 5 técnicos superiores

Caracterização do Posto de Trabalho: 
- A DGO procura recrutar tendo em conta as várias vertentes da atuação da DGO previstas na Portaria n.º 432-C/2012, de31 de dezembro e atribuições das suas várias áreas;
- Após a seleção, o candidato ingressado poderá sinalizar as suas áreas de interesse a avaliar em face das necessidades das equipas da DGO; terá acesso a documentação própria e à receção e apresentação da instituição; podendo desde logo aceder à formação disponível e a todo o acervo de conhecimento na área Orçamental e das Finanças Públicas; terá acompanhamento direto na sua integração nas funções; terá acesso a participar das iniciativas internas colaborativas e reconhecimento de pessoas; poderá aceder a oportunidades compatíveis com as suas competências técnicas, postura perante as suas responsabilidades e capacidade de trabalho e com os outros;
- A DGO procura pessoas com experiências em alguma ou algumas das seguintes áreas:
Processo de planeamento orçamental e planeamento;
Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental;
Participação dos processos de contabilidade e prestação de contas;
Analise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais;
Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais;
Reporte de informação financeira ou de execução orçamental;
Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal; 
- A DGO procura candidatos que se comprometam com a instituição e com a sua missão e valores, devendo os mesmos, no seu percurso e em face do investimento que a DGO proporciona, refletir sobre a sua permanência por um período condizente com o acolhimento acima referido.
 
Anúncio n.º OE202203/0189 da BEP »»» [PDF]
 
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