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Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 2º grau > Unidade Estudos, Relações Institucionais e Cooperação
04/11/2024

Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 2.º grau de Chefe de Unidade de Estudos, Relações Institucionais e Cooperação

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Caraterização dos postos de trabalho
Chefe de Unidade de Estudos, Relações Institucionais e Cooperação, do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
Podem candidatar-se a este procedimento de seleção os trabalhadores dotados de competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, que reúnam, até ao final do prazo para apresentação das candidaturas, os requisitos previstos no artigo 20º da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual. 
As funções inerentes ao cargo previstas no ponto nº 8.1 Despacho n.º 4162/2023, publicado no Diário da República, 2.ª série n.º 67, de 04 de abril de 2023, na sua redação atual.
Possuir competências técnicas e aptidão para o exercício do cargo a prover, designadamente:

a) Competências profissionais relevantes
Experiência Profissional relevante ao nível de direção ou coordenação nos seguintes domínios:
i. Apoiar na definição das linhas estratégicas de revisão do modelo e processo orçamental, incluindo no contexto de processos de mudança e reforma;
ii. Elaborar estudos sobre modelos e procedimentos de controlo das contas públicas e manter uma base permanente de documentação e estudos sobre boas práticas nacionais e internacionais;
iii. Propor soluções de operacionalização da revisão do modelo e processo orçamentais, visando a redução da desfragmentação orçamental existente;
iv. Propor medidas de simplificação do processo orçamental;
v. Articular com entidades nacionais e instituições internacionais em matérias de partilha e desenvolvimento de conhecimento, competências específicas e nomenclaturas na área das finanças públicas;
vi. Assegurar o desenho e desenvolvimento do Centro de Competências para a Gestão Financeira Pública, designadamente através de atividades que promovam a partilha de conhecimento e de boas práticas de gestão financeira pública, o desenvolvimento de ações de formação, bem como iniciativas de colaboração para o desenvolvimento.

Habilitações literárias
Licenciatura, ou grau académico superior, nas áreas de Auditoria, Economia, Gestão, Contabilidade ou Finanças.

Competências pessoais privilegiadas
i. Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
ii. Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
iii. Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
iv. Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
v. Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
vi. Motivação para o exercício do cargo a prover.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 18 de novembro  (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).


 
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Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 1º grau > Departamento de Estudos da Gestão Financeira Pública
30/09/2024

​​​Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 1º grau do Departamento de Estudos de Gestão Financeira Pública.


Caraterização dos postos de trabalho
Diretor/a do Departamento de Estudos da Gestão Financeira Pública, do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer:
Para além do previsto no artigo 8º, nº 2, da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, os candidatos devem possuir as competências técnicas e a aptidão para o exercício do cargo a prover, relevando a experiência profissional no exercício de funções previstas no artigo 6º da Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, nº 152, de 8 de agosto, e, designadamente:
i. Apoiar na definição das linhas estratégicas de revisão do modelo e processo orçamental;
ii. Elaborar estudos sobre modelos e procedimentos de controlo das contas públicas e manter uma base permanente de documentação e estudos sobre boas práticas nacionais e internacionais;
iii. Propor soluções de operacionalização da revisão do modelo e processo orçamentais, visando a redução da desfragmentação orçamental existente;
iv. Propor medidas de simplificação do processo orçamental;
v. Colaborar com outras entidades na revisão de nomenclaturas utilizadas no domínio orçamental;
vi. Acompanhamento e inovação da reforma financeira pública, nomeadamente no âmbito dos trabalhos da implementação da Lei do Enquadramento Orçamental, bem como pelo desenvolvimento e coordenação da rede de partilha de informação e conhecimento.

Habilitações literárias
Licenciatura, ou grau académico superior, nas áreas da Economia, Gestão, Contabilidade ou Finanças.

Competências pessoais privilegiadas
i. Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
ii. Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
iii. Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
iv. Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
v. Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
vi. Motivação para o exercício do cargo a prover.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 11 de outubro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).



 
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Procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
26/07/2024

​Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de cinco (5) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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Caraterização dos postos de trabalho
Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para cinco (5) postos de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer
A DGO procura pessoas com experiência em alguma ou algumas das seguintes áreas: Processo orçamental e planeamento | Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental | Participação nos processos de contabilidade e prestação de contas | Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais | Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais | Reporte de informação financeira ou de execução orçamental | Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

Habilitações literárias
Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade, Controlo/Auditoria e de Ciências da Informação, sendo preferenciais, mas não exclusivas.
Admite-se ao procedimento concursal os detentores de licenciatura em outras áreas e que detenham pós-graduação ou outro grau académico nas seguintes áreas: gestão financeira; gestão orçamental; contabilidade; controlo de gestão; contratação pública; finanças públicas; área de análise económica; análise de indicações financeiros; orçamento europeu; gestão ou controlo de fundos europeus; auditoria/inspeção; gestão de dados; gestão de informação e similares. 

Competências pessoais privilegiadas
Capacidade de planeamento, organização e gestão de prioridades | Capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Capacidade de autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício das funções.

Outros requisitos
Utilizador frequente de bases de dados e de Excel; 
Formação valorizada: na área financeira ou similares | Conhecimentos de inglês | Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial;
Outros — Valorizam-se: Capacidades de orientação para resultados | Análise da informação e sentido crítico | Conhecimentos especializados e experiência | Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em equipa. 

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
A candidatura deverá ser formalizada mediante preenchimento de formulário próprio de candidatura, disponibilizado na página de entrada da área de procedimentos concursais do sítio Internet da DGO, e complementada com a documentação exigida, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD).
Deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt​ até 9 de agosto (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).


 
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