Destaques
DGO - Mobilidade interna de trabalhadores
Área com a indicação dos procedimentos de mobilidade interna de trabalhadores para a Direção-Geral do Orçamento

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Estado do Procedimento
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    Procedimento de mobilidade interna > Direção de Serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação
    2025-04-24 19:40:32

    Abertura de procedimento de mobilidade interna para 2 Técnicos de Sistemas e Tecnologias de Informação > Entidade Orçamental



    Caraterização dos postos de trabalho
    Exercer as atividades inerentes à carreira especial de Técnico de Sistemas e Tecnologias de Informação, nos termos do mapa anexo ao Decreto-Lei n.º 88/2023, de 10 de outubro e referido no artigo 10.º do referido diploma legal.

    Funções de natureza essencialmente executiva, de aplicação de boas práticas, métodos e processos, com base em orientações e instruções estabelecidas, de grau médio de complexidade, na área de sistemas e tecnologias de informação.
    Participação em projetos de desenvolvimento, implementação ou evolução de sistemas e tecnologias de informação.
    Apoio à execução de atividades de gestão, administração, monitorização, manutenção, formação e apoio à utilização de sistemas e tecnologias de informação, garantindo o seu bom funcionamento e a segurança da informação tratada e armazenada por estes.


    Descritivo global das funções a exercer
    Exercer as atividades inerentes à carreira especial de Técnico de Sistemas e Tecnologias de Informação, nos termos do mapa anexo ao Decreto-Lei n.º 88/2023, de 10 de outubro e referido no artigo 10.º do referido diploma legal.
    Os candidatos irão desempenhar um conjunto de funções na área da Direção de Serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação, da Entidade Orçamental, nomeadamente:
    a) Prestar apoio local e/ou remoto a utilizadores e equipamentos;
    b) Apoiar os utilizadores na resolução de problemas com a utilização de equipamentos ou de sistemas de informação;
    c) Instalação de postos de trabalho;
    d) Instalação de infraestruturas;
    e) Gerir e monitorizar as infraestruturas informáticas;
    f) Diagnosticar e resolver problemas de hardware e software;
    g) Efetuar, analisar ou encaminhar pedidos para outras equipas (internas ou externas);
    h) Gestão e inventário dos equipamentos informáticos.

    Habilitações literárias

    Habilitação Literária: Curso Tecnológico / Profissional / Outros nível III
    Descrição da Habilitação Literária: Curso de nível 4 ou superior do QNQ na área de Informática

    Competências pessoais privilegiadas
    Competências e aptidões comportamentais:
    Bom relacionamento interpessoal;
    Rigor técnico;
    Capacidade de planeamento e controlo focada nos resultados a obter;
    Tolerância à pressão e contrariedades

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 12 de maio de 2025 (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).



    Acesso à oferta BEP »»»
    Acesso à Ata nº 1 »»»
     

    Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 1.º grau de Diretor/a de Departamento de Normalização, Controlo e Contas Públicas
    2024-12-13 11:44:14

    Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 1.º grau de Diretor/a de Departamento de Normalização, Controlo e Contas Públicas


    Caraterização dos postos de trabalho:
    Diretor/a de Departamento de Normalização, Controlo e Contas Públicas

    Descritivo global das funções a exercer:
    Podem candidatar-se a este procedimento de seleção os trabalhadores dotados de competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, que reúnam, até ao final do prazo para apresentação das candidaturas, os requisitos previstos no artigo 20º da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual. 
    Para além das funções inerentes ao cargo, previstas no artigo 4º da Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto, na sua redação atual, designadamente:
    i.Sólida e comprovada experiência igual ou superior a 4 anos, nas áreas de normalização, controlo e contas públicas, no âmbito do processo orçamental em particular d administração central, designadamente nas que decorrem das competências atribuídas ao Departamento de Normalização, Controlo e Contas Públicas, constantes do artigo nº 4, da Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto, na sua redação atual. 
    ii. Capacidade de coordenação, chefia ou direção, em particular aos níveis de: planeamento e organização; liderança, inovação e motivação de equipas; análise, sentido crítico e espírito de iniciativa; orientação para resultados; responsabilidade e compromisso com o serviço. 
    iii. Bom relacionamento interpessoal e capacidade de diálogo e colaboração com entidades externas, considerando em especial as atribuições da Direção-Geral do Orçamento ao nível da prestação de serviços transversais a outras entidades da área governativa do Ministério das Finanças.

    Habilitações literárias:
    Licenciatura em Finanças, Gestão de Empresas

    Competências pessoais privilegiadas:
    ​i.      Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
    ii.    Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
    iii.    Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
    iv.      Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
    v.        Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
    vi.       Motivação para o exercício do cargo a prover.

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas:
    A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 27 de dezembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).


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    Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 2º grau > Unidade de Normalização Orçamental e Controlo
    2024-11-29 12:25:42

    Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 2.º grau de Chefe de Unidade de Normalização Orçamental e Controlo
    Caraterização dos postos de trabalho:
    Chefe de Unidade de Normalização Orçamental e Controlo, do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento.
     
    Descritivo global das funções a exercer:
    Podem candidatar-se a este procedimento de seleção os trabalhadores dotados de competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, que reúnam, até ao final do prazo para apresentação das candidaturas, os requisitos previstos no artigo 20º da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual. 
    As funções inerentes ao cargo previstas no ponto nº 6.1 Despacho n.º 4162/2023, publicado no Diário da República, 2.ª série n.º 67, de 04 de abril de 2023, na sua redação atual.
    Possuir competências técnicas e aptidão para o exercício do cargo a prover, designadamente:
    i. Experiência sólida e comprovada, superior a 4 anos, na preparação do Orçamento do Estado, monitorização e controlo da sua execução, com foco nos instrumentos de gestão orçamental e na normalização da contabilidade orçamental, promovendo a sua correta aplicação nos processos orçamentais.
    ii. Capacidade de coordenação, chefia ou direção, em particular aos níveis de: planeamento e organização; liderança, inovação e motivação de equipas; análise, sentido crítico e espírito de iniciativa; orientação para resultados; responsabilidade e compromisso com o serviço. 
    iii. Bom relacionamento interpessoal e capacidade de diálogo e colaboração com entidades externas, considerando em especial as atribuições da Direção-Geral do Orçamento ao nível da prestação de serviços transversais a outras entidades da área governativa do Ministério das Finanças.​
     
    Habilitações literárias:
    Licenciatura em Contabilidade Pública, Contabilidade, Gestão, Finanças, Economia.
     
    Competências pessoais privilegiadas:

    i. Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
    ii. Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
    iii. Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
    iv. Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
    v. Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
    vi. Motivação para o exercício do cargo a prover.

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas:
    A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 12 de dezembro  (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).
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    Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 2º grau > Unidade Estudos, Relações Institucionais e Cooperação
    2024-11-04 16:53:28

    Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 2.º grau de Chefe de Unidade de Estudos, Relações Institucionais e Cooperação

    AvisoOE202411-0018_AnuncioBEP_little.png

    Caraterização dos postos de trabalho
    Chefe de Unidade de Estudos, Relações Institucionais e Cooperação, do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento.

    Descritivo global das funções a exercer
    Podem candidatar-se a este procedimento de seleção os trabalhadores dotados de competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, que reúnam, até ao final do prazo para apresentação das candidaturas, os requisitos previstos no artigo 20º da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual. 
    As funções inerentes ao cargo previstas no ponto nº 8.1 Despacho n.º 4162/2023, publicado no Diário da República, 2.ª série n.º 67, de 04 de abril de 2023, na sua redação atual.
    Possuir competências técnicas e aptidão para o exercício do cargo a prover, designadamente:

    a) Competências profissionais relevantes
    Experiência Profissional relevante ao nível de direção ou coordenação nos seguintes domínios:
    i. Apoiar na definição das linhas estratégicas de revisão do modelo e processo orçamental, incluindo no contexto de processos de mudança e reforma;
    ii. Elaborar estudos sobre modelos e procedimentos de controlo das contas públicas e manter uma base permanente de documentação e estudos sobre boas práticas nacionais e internacionais;
    iii. Propor soluções de operacionalização da revisão do modelo e processo orçamentais, visando a redução da desfragmentação orçamental existente;
    iv. Propor medidas de simplificação do processo orçamental;
    v. Articular com entidades nacionais e instituições internacionais em matérias de partilha e desenvolvimento de conhecimento, competências específicas e nomenclaturas na área das finanças públicas;
    vi. Assegurar o desenho e desenvolvimento do Centro de Competências para a Gestão Financeira Pública, designadamente através de atividades que promovam a partilha de conhecimento e de boas práticas de gestão financeira pública, o desenvolvimento de ações de formação, bem como iniciativas de colaboração para o desenvolvimento.

    Habilitações literárias
    Licenciatura, ou grau académico superior, nas áreas de Auditoria, Economia, Gestão, Contabilidade ou Finanças.

    Competências pessoais privilegiadas
    i. Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
    ii. Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
    iii. Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
    iv. Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
    v. Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
    vi. Motivação para o exercício do cargo a prover.

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 18 de novembro  (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).


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    Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 1º grau > Departamento de Estudos da Gestão Financeira Pública
    2024-09-30 14:56:14

    ​​​Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 1º grau do Departamento de Estudos de Gestão Financeira Pública.


    Caraterização dos postos de trabalho
    Diretor/a do Departamento de Estudos da Gestão Financeira Pública, do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento.

    Descritivo global das funções a exercer:
    Para além do previsto no artigo 8º, nº 2, da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, os candidatos devem possuir as competências técnicas e a aptidão para o exercício do cargo a prover, relevando a experiência profissional no exercício de funções previstas no artigo 6º da Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, nº 152, de 8 de agosto, e, designadamente:
    i. Apoiar na definição das linhas estratégicas de revisão do modelo e processo orçamental;
    ii. Elaborar estudos sobre modelos e procedimentos de controlo das contas públicas e manter uma base permanente de documentação e estudos sobre boas práticas nacionais e internacionais;
    iii. Propor soluções de operacionalização da revisão do modelo e processo orçamentais, visando a redução da desfragmentação orçamental existente;
    iv. Propor medidas de simplificação do processo orçamental;
    v. Colaborar com outras entidades na revisão de nomenclaturas utilizadas no domínio orçamental;
    vi. Acompanhamento e inovação da reforma financeira pública, nomeadamente no âmbito dos trabalhos da implementação da Lei do Enquadramento Orçamental, bem como pelo desenvolvimento e coordenação da rede de partilha de informação e conhecimento.

    Habilitações literárias
    Licenciatura, ou grau académico superior, nas áreas da Economia, Gestão, Contabilidade ou Finanças.

    Competências pessoais privilegiadas
    i. Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
    ii. Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
    iii. Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
    iv. Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
    v. Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
    vi. Motivação para o exercício do cargo a prover.

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas
    A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 11 de outubro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).



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    Procedimento de mobilidade interna > Área de apoio Gabinete Diretor-Geral do Orçamento
    2024-09-16 11:58:27

    Abertura de procedimento de Mobilidade Interna para recrutamento de 1 Assistente Técnico > Apoio ao Gabinete do Diretor-Geral do Orçamento


    Caraterização dos postos de trabalho
    Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para um  (1) posto de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições de apoio ao funcionamento do Gabinete do Diretor-Geral do Orçamento.

    Descritivo global das funções a exercer
    Organização e gestão de processos administrativos/gestão documental do Gabinete do Diretor-Geral, em articulação com as áreas orgânicas da DGO | Elaboração de mensagens de e-mail e ofícios | Gestão dos contactos telefónicos e do correio eletrónico do Diretor-Geral e Direção | Controlo e marcações na agenda da Direção | Registo de atos, pendências e contactos junto do Diretor-Geral | Arquivo digital e divulgação da documentação produzida no Gabinete do Diretor-Geral | Apoio à organização e realização de reuniões. 

    Habilitações literárias
    12º ano (ensino secundário) 

    Competências pessoais privilegiadas
    Boa relação interpessoal e facilidade de trabalho em equipa e partilha de tarefas e responsabilidades | Facilidade de comunicação.

    Outros requisitos valorizados 
    Conhecimentos de utilização das ferramentas informáticos em Word e Excel, gestão de correio eletrónico e aptidão para novas ferramentas;
    Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em equipa. 

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt​ até 30 de setembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).

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    Procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
    2024-07-26 15:49:55

    ​Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de cinco (5) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

    AvisoOE202407-1234_AnuncioBEP

    Caraterização dos postos de trabalho
    Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para cinco (5) postos de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.

    Descritivo global das funções a exercer
    A DGO procura pessoas com experiência em alguma ou algumas das seguintes áreas: Processo orçamental e planeamento | Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental | Participação nos processos de contabilidade e prestação de contas | Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais | Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais | Reporte de informação financeira ou de execução orçamental | Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

    Habilitações literárias
    Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade, Controlo/Auditoria e de Ciências da Informação, sendo preferenciais, mas não exclusivas.
    Admite-se ao procedimento concursal os detentores de licenciatura em outras áreas e que detenham pós-graduação ou outro grau académico nas seguintes áreas: gestão financeira; gestão orçamental; contabilidade; controlo de gestão; contratação pública; finanças públicas; área de análise económica; análise de indicações financeiros; orçamento europeu; gestão ou controlo de fundos europeus; auditoria/inspeção; gestão de dados; gestão de informação e similares. 

    Competências pessoais privilegiadas
    Capacidade de planeamento, organização e gestão de prioridades | Capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Capacidade de autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício das funções.

    Outros requisitos
    Utilizador frequente de bases de dados e de Excel; 
    Formação valorizada: na área financeira ou similares | Conhecimentos de inglês | Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial;
    Outros — Valorizam-se: Capacidades de orientação para resultados | Análise da informação e sentido crítico | Conhecimentos especializados e experiência | Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em equipa. 

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser formalizada mediante preenchimento de formulário próprio de candidatura, disponibilizado na página de entrada da área de procedimentos concursais do sítio Internet da DGO, e complementada com a documentação exigida, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD).
    Deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt​ até 9 de agosto (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).


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    Procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
    2024-05-21 11:51:49

    Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de cinco (5) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

    AvisoOE202405-0752_AnuncioBEP​​

    Caraterização dos postos de trabalho
    Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para cinco (5) postos de trabalho para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.

    Descritivo global das funções a exercer
    A DGO procura pessoas com experiência em alguma ou algumas das seguintes áreas: Processo orçamental e planeamento | Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental | Participação nos processos de contabilidade e prestação de contas | Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais | Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais | Reporte de informação financeira ou de execução orçamental | Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

    Habilitações literárias
    Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade, Controlo/Auditoria.
    Admite-se ao procedimento concursal os detentores de licenciatura em outras áreas e que detenham pós-graduação ou outro grau académico nas seguintes áreas: gestão financeira; gestão orçamental; contabilidade; controlo de gestão; contratação pública; finanças públicas; área de análise económica; análise de indicações financeiros; orçamento europeu; gestão ou controlo de fundos europeus; auditoria/inspeção; gestão de dados; gestão de informação e similares. 

    Competências pessoais privilegiadas
    Capacidade de planeamento, organização e gestão de prioridades | Capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Capacidade de autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício das funções.

    Outros requisitos
    Utilizador frequente de bases de dados e de Excel; 
    Formação valorizada: na área financeira ou similares | Conhecimentos de inglês | Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial;
    Outros — Valorizam-se: Capacidades de orientação para resultados | Análise da informação e sentido crítico | Conhecimentos especializados e experiência | Responsabilidade e compromisso com o serviço | Capacidade de trabalho em equipa. 

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser formalizadas mediante preenchimento de formulário próprio de candidatura, disponibilizado na página de entrada da área de procedimentos concursais do sítio Internet da DGO, e complementada com a documentação exigida, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD).
    Deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 4 de junho (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).

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    Procedimento de mobilidade interna para 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
    2024-02-09 17:54:14

    Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de cinco (5) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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    Caraterização dos postos de trabalho
    Procedimento de mobilidade interna na Administração Pública para recrutamento de cinco (5) Técnicos Superiores, destinado a candidatos com prévio vínculo de emprego público, para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.
     
    Descritivo global das funções a exercer
    Exercício de funções relacionadas com as distintas áreas de atribuições da Direção-Geral do Orçamento, tal como definidas na Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto («fixa a estrutura nuclear da Direção-Geral do Orçamento»).
     
    Habilitações literárias
    Licenciatura ou grau superior.  As áreas de Economia, Gestão (incluindo gestão informática ou tecnológica ou de inovação), Finanças ou Contabilidade serão consideradas preferenciais, mas não exclusivas.
     
    Formação e conhecimentos privilegiados
    Utilização frequentes de Excel e bases de dados | Formação complementar na área financeira ou similar | Conhecimentos de inglês | Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial.

    Competências pessoais privilegiadas
    Orientação para resultados | Capacidade de análise da informação e sentido crítico | Sentido de responsabilidade e de compromisso | Capacidade de trabalho em equipa. 
     
    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser formalizadas mediante preenchimento de formulário próprio de candidatura, disponibilizado na página de entrada da área de procedimentos concursais do sítio Internet da DGO, e complementada com a documentação exigida, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD).
    A candidatura deverá ser remetida até 26 de fevereiro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público):
    - por correio eletrónico, para o endereço recrutamento@dgo.gov.pt​;
    - ou enviada através de correio registado, com aviso de receção, para Direção-Geral do Orçamento, Rua da Alfândega, nº 5, 2º, 1149-004 Lisboa


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    Procedimento de mobilidade interna > Área de apoio Gabinete Diretor-Geral do Orçamento
    2024-02-06 16:44:13

    Abertura de procedimento de Mobilidade Interna para recrutamento de 1 Assistente Técnico > Apoio ao Gabinete do Diretor-Geral do Orçamento


    Caraterização dos postos de trabalho
    Procedimento de mobilidade interna na Administração Pública, para um (1) assistente técnico para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições de apoio ao funcionamento do Gabinete do Diretor-Geral do Orçamento.

    Descritivo global das funções a exercer
    Organização e gestão de processos administrativos/gestão documental do Gabinete do Diretor-Geral, em articulação com as áreas orgânicas da DGO | Elaboração de mensagens de e-mail e ofícios | Gestão dos contactos telefónicos e do correio eletrónico do Diretor-Geral e Direção | Controlo e marcações na agenda da Direção | Registo de atos, pendências e contactos junto do Diretor-Geral | Arquivo digital e divulgação da documentação produzida no Gabinete do Diretor-Geral | Apoio à organização e realização de reuniões. 

    Habilitações literárias
    12º ano (ensino secundário) 

    Competências pessoais privilegiadas
    Responsabilidade e compromisso com o serviço | Proatividade e dinamismo | Orientação para resultados e prazos | Facilidade de comunicação | Bom relacionamento interpessoal | Capacidade de trabalho em equipa.

    Outros requisitos valorizados 
    Conhecimentos, na ótica do utilizador, de ferramentas informáticas Microsoft Office, designadamente Word, Excel; gestão de correio eletrónico; conhecimentos de outras plataformas e soluções informáticas e de apresentação;
    Boa relação interpessoal e facilidade de trabalho em equipa e partilha de tarefas e responsabilidades;
    Disponibilidade para se desenvolver e aprender novas vertentes;
    Diligência e iniciativa;
    Conhecimentos de línguas;
    Algum conhecimento de relações públicas e protocolo.

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser remetida até 21 de fevereiro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público), exclusivamente em formato digital, para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt.

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    Ata n.º 1 »»»
     

    Procedimento concursal comum para sete Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
    2023-11-29 18:04:06

    Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de sete (7) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
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    Caraterização dos postos de trabalho
    Procedimento concursal comum para recrutamento de sete (7) técnicos superiores, destinado a candidatos com prévio vínculo de emprego público, para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.
     
    Descritivo global das funções a exercer
    Exercício de funções relacionadas com as distintas áreas de atribuições da Direção-Geral do Orçamento, tal como definidas na Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto («fixa a estrutura nuclear da Direção-Geral do Orçamento»).
     
    Habilitações literárias
    Licenciatura ou grau superior.  As áreas de Economia, Gestão (incluindo gestão informática ou tecnológica ou de inovação), Finanças ou Contabilidade serão consideradas preferenciais, mas não exclusivas.
     
    Competências pessoais privilegiadas
    Orientação para resultados | Inovação e qualidade | Trabalho de equipa e cooperação | Tolerância à pressão e contrariedades | Capacidade de expressão escrita e oral 
     
    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser formalizadas mediante preenchimento de formulário próprio de candidatura, disponível infra, e complementada com a documentação exigida, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD).
    A candidatura deverá ser remetida até 15 de dezembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público):
    - por correio eletrónico, para o endereço cdd@dgo.gov.pt;
    - ou enviada através de correio registado, com aviso de receção, para Direção-Geral do Orçamento, Rua da Alfândega, nº 5, 2º, 1149-004 Lisboa​

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    Acesso ao Despacho em Diário da República (extrato) n.º 12068/2023 »»»
     

    Procedimento mobilidade interna > Áreas gestão documental, arquivo e acervo bibliográfico
    2023-11-23 16:04:02

    Abertura de procedimento de Mobilidade Interna para recrutamento de 1 Assistente Técnico > Direção-Geral do Orçamento
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    Caraterização dos postos de trabalho
    Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para um (1) assistente técnico para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições do Gabinete de Documentação, Comunicação e Conhecimento, em concreto do Centro de Documentação e Digitalização (CDD).

    Descritivo global das funções a exercer
    Processamento e encaminhamento de comunicações e documentação via sistema de gestão documental interno | Propostas de automatização e processualização de procedimentos no âmbito da gestão documental |Tratamento de correspondência proveniente de Gabinetes Ministeriais | Gestão do sistema de classificação bibliográfica interna | Contributos para a constituição de acervos bibliográficos centrais na DGO | Apoio à gestão do arquivo e massas documentais da DGO |  Contributos para os planos e relatórios de atividades | Elaboração de reportes regulares sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da respetiva área de competências.

    Habilitações literárias
    12º ano (ensino secundário) 

    Competências pessoais privilegiadas
    Responsabilidade e compromisso com o serviço | Proatividade e dinamismo |Orientação para resultados e prazos | Facilidade de comunicação | Bom relacionamento interpessoal | Capacidade de trabalho em equipa.

    Outros requisitos valorizados 
    Experiência na utilização e gestão de sistemas de gestão documental; 
    Experiência e conhecimento no domínio da gestão de arquivo e massas documentais; 
    Experiência na gestão, catalogação e classificação de acervos bibliográficos; 
    Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador; 
    Conhecimentos de inglês (nível B); 
    Formação profissional ou académica na área da gestão documental, bibliográfica e de arquivo.

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser remetida até 7 de dezembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público), exclusivamente em formato digital, para o endereço eletrónico cdd@dgo.gov.pt .


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    Procedimento de mobilidade interna > Área Orçamental e Finanças Públicas
    2023-10-02 14:51:10

    ​​Abertura de procedimento de Mobilidade Interna para recrutamento de 5 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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    Caraterização dos postos de trabalho
    Procedimento concursal para recrutamento, na modalidade de mobilidade interna na Administração Pública, para cinco (5) técnicos superiores para o exercício de funções no âmbito das competências e atribuições da Direção-Geral do Orçamento.

    Descritivo global das funções a exercer
    Processo de planeamento orçamental e planeamento | Acompanhamento da execução financeira, material ou orçamental | Participação dos processos de contabilidade e prestação de contas | Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais | Processo de gestão dos recursos financeiros e patrimoniais | Reporte de informação financeira ou de execução orçamental | Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

    Habilitações literárias
    Licenciatura em Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade.

    Competências pessoais privilegiadas
    Evidenciar uma postura proativa de autodesenvolvimento e aprendizagem continua e permanente tanto a nível pessoal, como no seu papel profissional. 
    Valorizam-se: capacidades de orientação para resultados | análise da informação e sentido crítico | conhecimentos especializados e experiência | responsabilidade e compromisso com o serviço | capacidade de trabalho em equipa.

    Outros requisitos 
    Base de dados e de Excel;
    Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial
    Conhecimentos de inglês falado e escrito.

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser remetida até 17 de outubro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público), exclusivamente em formato digital, para o endereço eletrónico cdd@dgo.gov.pt.


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    Procedimento de mobilidade interna > Área de Estudos da Gestão Financeira Pública
    2023-09-20 16:01:06

    ​​Abertura de procedimento de mobilidade interna para recrutamento de 2 Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento

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    Caraterização dos postos de trabalho
    Procedimento de mobilidade interna para recrutamento de dois (2) técnicos superiores, destinado a candidatos com prévio vínculo de emprego público, para exercer funções no Departamento de Estudos da Gestão Financeira Pública.

    Descritivo global das funções a exercer
    Apoio na definição das linhas estratégicas de revisão do modelo e processo orçamental | Capacidade de análise e síntese para organização de informação e dados | Elaboração de estudos sobre modelos e procedimentos de controlo das contas públicas | Gestão e  manutenção de base permanente de documentação e estudos sobre boas práticas nacionais e internacionais | Colaborar no acompanhamento da reforma financeira pública | Colaborar no desenvolvimento do Centro de Competências para a Gestão Financeira Pública.

    Habilitações literárias
    Licenciatura em Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade ou Gestão de Informação, dando-se preferência a mestrado como habilitação.

    Experiência profissional valorizada
    Gestão financeira e orçamental > processo orçamental, desde a sua preparação, à prestação de contas;
    Contabilidade patrimonial > aplicação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP);
    Elaboração de estudos/análises no domínio do controlo das contas públicas;
    Acompanhamento de projetos, com domínio de ferramentas e técnicas de gestão de projetos;
    Atividades no domínio da formação.

    Competências pessoais privilegiadas
    Planeamento, organização e gestão de prioridades | Bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa | Autonomia, análise, iniciativa, resiliência, orientação para resultados | Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço | Motivação para o exercício de funções.

    Outros requisitos 
    Conhecimentos de nível avançado em Excel, Access e ferramentas de tratamento de informação e de gestão de projetos;
    Conhecimentos de inglês falado e escrito.

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser remetida até 4 de outubro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público), por correio eletrónico, para o endereço cdd@dgo.gov.pt​
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    Procedimento concursal comum > Área jurídica
    2023-09-14 16:46:52

    Abertura de procedim​ento concursal comum para recrutamento de três (3) Técnicos Superiores > Direção-Geral do Orçamento
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    Caraterização dos postos de trabalho
    Procedimento concursal comum para recrutamento de três (3) técnicos superiores, destinado a candidatos com prévio vínculo de emprego público, para exercício de funções inerentes à carreira geral e categoria de técnico superior, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, na área jurídica, no Departamento de Gestão de Recursos Financeiros e Patrimoniais — Unidade de Gestão de Pessoas (1 posto de trabalho) e no Departamento de Consultadoria Jurídica e Orçamental (2 postos de trabalho).

    Descritivo global das funções a exercer
    Exercício de funções inerentes à carreira geral e categoria de técnico superior, na área temática referenciada.

    Habilitações literárias
    Licenciatura em Direito.

    Experiência profissional valorizada
    - Unidade de Gestão de Pessoas: Direito administrativo e procedimento administrativo | Direito laboral na Administração Pública | Recrutamento de pessoal e avaliação de desempenho | Medicina no trabalho e acidentes de trabalho;
    - Departamento de Consultadoria Jurídica e Orçamental: Direito administrativo e procedimento administrativo | Direito financeiro, na vertente do Orçamento, no âmbito das atribuições e competências da DGO | Regras de legística para análise de projetos legislativos.

    Competências pessoais privilegiadas
    Orientação para resultados | Inovação e qualidade | Trabalho de equipa e cooperação | Tolerância à pressão e contrariedades.

    Formalização e prazo para apresentação das candidaturas 
    A candidatura deverá ser formalizada mediante preenchimento de formulário próprio, disponível infra, e complementada com a documentação referenciada na Oferta, incluindo «Declaração de consentimento» (RGPD),
    A candidatura deverá ser remetida até 28 de setembro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público:

    - por correio eletrónico, para o endereço cdd@dgo.gov.pt, indicando no campo «assunto» o código da oferta BEP;
    - ou enviada através de correio registado, com aviso de receção, para Direção-Geral do Orçamento, Rua da Alfândega, nº 5, 2º, 1149-004 Lisboa.

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    Acesso ao Aviso em Diário da República (extrato) n.º 17660/2023 »»»
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