Destaques
(RH) Procedimentos Concursais
    Procedimentos abertos
​​
​​​​​​
​[««« Voltar atrás]​​​​​​​​​​​​​​ 
​​Documentos modelo necessários ​para procedimentos concursais​
​​​​ 

Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 1º grau > Departamento de Estudos da Gestão Financeira Pública
30/09/2024

​​​Abertura de procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 1º grau do Departamento de Estudos de Gestão Financeira Pública.


Caraterização dos postos de trabalho
Diretor/a do Departamento de Estudos da Gestão Financeira Pública, do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento.

Descritivo global das funções a exercer:
Para além do previsto no artigo 8º, nº 2, da Lei nº 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, os candidatos devem possuir as competências técnicas e a aptidão para o exercício do cargo a prover, relevando a experiência profissional no exercício de funções previstas no artigo 6º da Portaria nº 204/2022, de 8 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, nº 152, de 8 de agosto, e, designadamente:
i. Apoiar na definição das linhas estratégicas de revisão do modelo e processo orçamental;
ii. Elaborar estudos sobre modelos e procedimentos de controlo das contas públicas e manter uma base permanente de documentação e estudos sobre boas práticas nacionais e internacionais;
iii. Propor soluções de operacionalização da revisão do modelo e processo orçamentais, visando a redução da desfragmentação orçamental existente;
iv. Propor medidas de simplificação do processo orçamental;
v. Colaborar com outras entidades na revisão de nomenclaturas utilizadas no domínio orçamental;
vi. Acompanhamento e inovação da reforma financeira pública, nomeadamente no âmbito dos trabalhos da implementação da Lei do Enquadramento Orçamental, bem como pelo desenvolvimento e coordenação da rede de partilha de informação e conhecimento.

Habilitações literárias
Licenciatura, ou grau académico superior, nas áreas da Economia, Gestão, Contabilidade ou Finanças.

Competências pessoais privilegiadas
i. Capacidade de liderança, motivação, organização, coordenação, chefia ou direção, boa definição de prioridades com foco e controlo dos aspetos críticos;
ii. Capacidade de planeamento, inovação e motivação de equipas e de concretização por via da boa gestão dos recursos ao seu dispor;
iii. Capacidade de análise e sentido crítico e espírito de iniciativa e oportunidade, orientado para resultados;
iv. Capacidade de relacionamento com entidades internas ou externas ao Ministério das Finanças, e de boa articulação com restantes equipas internas;
v. Responsabilidade, transparência e compromisso com o serviço;
vi. Motivação para o exercício do cargo a prover.

Formalização e prazo para apresentação das candidaturas
A candidatura deverá ser enviada para o endereço eletrónico recrutamento@dgo.gov.pt até 11 de outubro (dez dias úteis, contados da data da publicitação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público).



 
Acesso à oferta BEP »»»
Ata n.º 1 »»»
 
​​
​​​​​​​​
Direção-Geral do Orçamento - Todos os direitos reservados
20211105_1247